A Ponte Medieval de Goães, sobre o rio Neiva, também, conhecida por Ponte Velha ou Ponte Pedrinha, constitui um dos exemplares de arquitectura civil pública de Vila Verde de valor inestimável. A sua construção remonta à Idade Média.
Apesar de ser uma construção medieval, foi durante muitos anos considerada obra dos romanos. De facto, no seu extremo norte ainda se encontram vestígios desse período, o que nos indica que a actual ponte medieval terá sido erguida sobre a que lhe antecedeu.
Encontrará, ainda, vários cruzeiros, assim como as Cruzes da Via Sacra que têm inicio na Igreja de Goães e terminam junto à Capela do Sr. do Bonfim, a qual confina a poucos metros da quinta.
Nesta Capela fazia-se antigamente uma das romarias mais importantes da ribeira.
Hoje, a festa do Senhor do Bonfim continua a ser a maior festa religiosa desta freguesia, que se realiza no primeiro Domingo de Setembro, com missa e procissão, bandas de música e muita animação. A festa do padroeiro S. Pedro, realiza-se no Domingo após o dia 29 de Junho. Para além destas duas festas, realiza-se a Festa do Senhor no dia do Corpo de Deus e a festa em honra de N. Sra. da Conceição que se realiza no dia 8 de Dezembro.
Perto da Quinta de Casais e nas suas redondezas, além deste vasto património para admirar, poderá também ocupar os seus tempos livres com a realização de diversas atividades que vão ao encontro dos mais diversificados gostos, tais como:
- Canoagem em Prado e Ponte de Lima
- Karting em Palmeira, Braga
- Equitação em Laje e Pico de Regalados, Vila Verde
- Bowling em Vila Verde
- Golfe à entrada de Ponte de Lima
- Percursos pedestres
- Rotas de lagoas e miradouros