Marque já

A Região

A Região

Goães é uma das 58 freguesias que compõe o Concelho de Vila Verde, famoso pelos lenços de namorados e a Marca Namorar Portugal.

Está situada a Noroeste da sede concelhia, da qual dista 14 km, ocupando uma área de 3,57 km2, rodeada pelas freguesias concelhias de Rio Mau, Azões, Duas Igrejas, Portela das Cabras, Marrancos e pelo Concelho de Ponte de Lima.
Descrição
Banhada pelo rio Neiva, que nasce na Serra do Oural, em Godinhaços, Vila Verde, atravessando ainda neste concelho Pedregais, Duas Igrejas, Rio Mau, Marrancos e Arcozelo. Corre depois por terras de Ponte de Lima, Barcelos, Esposende e Viana do Castelo, desaguando no Atlântico entre Castelo de Neiva e Antas. 
Na sua margem esquerda, em Goães, tem por afluente o rio Mau, que nasce na vizinha freguesia com o mesmo nome e com a qual faz fronteira. O seu caudal é de fraca abundância, o que o caracteriza como ribeiro.
Situada nas vertentes do Oural, Goães é, assim, abundante em água, sendo esta uma das suas grandes riquezas naturais a par da vegetação e das vistas panorâmicas de grande beleza.

É atravessada pela E.N. 308, que a liga à sede do Concelho, fazendo ligação com a E.N.201, em direcção aos concelhos de Ponte de Lima (aproximadamente 10 Km ), Braga ( cerca de 15 Km) e Viana do Castelo ( 20 Km ). A 1 km encontra-se o acesso à Auto-estrada A3, ficando o Porto sensivelmente a 80 Km e a fronteira com Espanha a outros 70 Km.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o aeroporto internacional do Porto, com voos low cost para numerosos aeroportos europeus. Encontra-se a menos de uma hora da cidade de Braga através da Auto-estrada A3.

Em tempos, Goães, foi terra de abastados lavradores, produzindo-se muito vinho de enforcado, azeite, cereais, linho e frutas diversas. Os moinhos de moagem de milho e centeio e os lagares de azeite eram abundantes, propiciados pelas águas do rio Neiva.

Actualmente, a base económica desta freguesia continua ligada ao sector agrícola, à indústria transformadora e ao pequeno comércio.