Banhada pelo rio Neiva, que nasce na Serra do Oural, em Godinhaços, Vila Verde, atravessando ainda neste concelho Pedregais, Duas Igrejas, Rio Mau, Marrancos e Arcozelo. Corre depois por terras de Ponte de Lima, Barcelos, Esposende e Viana do Castelo, desaguando no Atlântico entre Castelo de Neiva e Antas.
Na sua margem esquerda, em Goães, tem por afluente o rio Mau, que nasce na vizinha freguesia com o mesmo nome e com a qual faz fronteira. O seu caudal é de fraca abundância, o que o caracteriza como ribeiro.
Situada nas vertentes do Oural, Goães é, assim, abundante em água, sendo esta uma das suas grandes riquezas naturais a par da vegetação e das vistas panorâmicas de grande beleza.
É atravessada pela E.N. 308, que a liga à sede do Concelho, fazendo ligação com a E.N.201, em direcção aos concelhos de Ponte de Lima (aproximadamente 10 Km ), Braga ( cerca de 15 Km) e Viana do Castelo ( 20 Km ). A 1 km encontra-se o acesso à Auto-estrada A3, ficando o Porto sensivelmente a 80 Km e a fronteira com Espanha a outros 70 Km.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o aeroporto internacional do Porto, com voos low cost para numerosos aeroportos europeus. Encontra-se a menos de uma hora da cidade de Braga através da Auto-estrada A3.
Em tempos, Goães, foi terra de abastados lavradores, produzindo-se muito vinho de enforcado, azeite, cereais, linho e frutas diversas. Os moinhos de moagem de milho e centeio e os lagares de azeite eram abundantes, propiciados pelas águas do rio Neiva.
Actualmente, a base económica desta freguesia continua ligada ao sector agrícola, à indústria transformadora e ao pequeno comércio.